RE/MAX Portugal

O Mercado Imobiliário em Portugal no ano 2000
Na década de 90, o mercado imobiliário em Portugal era muito fragmentado e pouco maduro, com muitas imobiliárias de pequena dimensão a exercer a sua atividade em escritórios e a operar muito raramente em lojas. Cada imobiliária operava com poucos vendedores e com um padrão de serviço abaixo daquele produzido noutros mercados mais evoluídos. Tudo estava orientado para o cliente comprador porque, na altura, o mercado tinha escassez de procura e o cliente vendedor era quase desconsiderado (angariação). A formação contínua era quase inexistente conduzindo à reduzida profissionalização do sector.



O aparecimento da tipologia de negócio de franchising (com experiência comprovada noutros mercados) veio revolucionar o sector imobiliário trazendo ao mercado Português benefícios para os seguintes intervenientes:
  • Cliente - aumento da qualidade do serviço, grau de satisfação superior e maior enfoque no cliente vendedor (angariação);
  • Consultor - formação contínua, transformação de empregados em empresários (oportunidade de aumentar em grande escala o valor das suas comissões), recurso a ferramentas tecnológicas, apoio à gestão do negócio, mais e melhor publicidade;
  • Proprietário de loja - Estrutura consolidada, ferramentas para orientação da atividade, sistema de cooperação e partilha (que favorece a concretização de negócios onde todos ganham), maior presença no mercado, vasta rede de cooperação, modelo de sucesso independente e rentável.



A RE/MAX Portugal - Origem
Manuel Alvarez e Beatriz Rubio, respectivamente presidente e CEO da RE/MAX Portugal, chegaram ao mercado português em 2000, com o principal objetivo de dar a conhecer o negócio, os benefícios para o sector e quebrar paradigmas no que vinha sendo o mercado imobiliário em Portugal até então.


O franchising RE/MAX, com um modelo de negócio inovador e de sucesso comprovado em todo o mundo, permitia alavancar as vendas, estimular a produtividade dos agentes, fomentar a boa gestão das agências imobiliárias, sempre com o foco em gerar clientes mais satisfeitos. O desafio era impulsionar mudanças na qualidade do sector – proporcionar um melhor serviço ao cliente, introduzir novos sistemas de gestão e de marketing e profissionalizar os agentes imobiliários.
Ainda em 2000, o Crédito Bonificado – regime de crédito à habitação onde uma parte dos juros era suportada pelo Estado de acordo com o rendimento anual bruto do agregado familiar e da sua composição – termina e muitas famílias se questionaram como seria daí em diante, como iriam conseguir manter ou realizar um crédito à habitação sem este apoio.
Coube à RE/MAX Portugal, perante uma sociedade pouco informada no que respeita ao sector, sem acesso à Internet e com apenas os tradicionais meios de comunicação, arranjar ferramentas para dinamizar a marca, as vantagens deste tipo de negócio e demonstrar a cada colaborador que cada um é muito mais que um simples mostrador de casas. É consultor, analista e, acima de tudo, um especialista no sector imobiliário.
No vídeo abaixo poderá visualizar a apresentação da RE/MAX Portugal.




RE/MAX Portugal - A evolução
Ao longo do primeiro ano, Beatriz Rubio e Manuel Alvarez fizeram mais de 1.000 apresentações de venda de franchising, dos quais conseguiram fechar cerca de 48 unidades. Nos três anos seguintes mantiveram a mesma média, o que fez com que, em 2003, com três anos de atividade, tivessem já uma rede com cerca de 120 franchisados. Nos anos seguintes assistiu-se ao rápido e consolidado crescimento da rede RE/MAX que ascende atualmente (2019) a mais de 314 agências e integra mais de 7686 profissionais. 


A RE/MAX tem crescido em Portugal com um modelo de negócio inovador assente nos 3 princípios fundamentais da marca:
- Máximo Serviço para o Cliente;
- Máxima Comissão para os Agentes;
- Máxima Rentabilidade para a Agência
Desde 2000, tem vindo a consolidar a sua liderança. A RE/MAX é líder de mercado em volume de facturação, número de transacções, agências e agentes associados. Foi considerada “A Melhor Empresa para Trabalhar” em Portugal desde 2012, de acordo com o estudo da Exame/Accenture, que analisou as práticas globais de gestão de capital humano em 100 empresas.




RE/MAX Portugal - O reconhecimento
A maior rede imobiliária a operar no país, continua a somar vários prémios, que a confirmam como uma referência e a marca imobiliária preferida para os consumidores portugueses. Em evidência estão prémios como “Escolha do Consumidor”; “Superbrands”; “Marca mais reputada” pelo Marktest Reputation Index; “Prémio Cinco Estrelas”; “Best Team Leaders” – prémio Top Competências e Caraterísticas Personalidade e “Escolha de Excellentia”. Também um estudo desenvolvido pela Initiative conclui que a RE/MAX regista altos índices de notoriedade, sendo a agência imobiliária mais referenciada e a favorita nas respostas dos inquiridos (55%).


Desde 2015, a RE/MAX é “Escolha do Consumidor”, na categoria Ramo Imobiliário, recebendo esta certificação que atesta o serviço da rede avaliado diretamente pelos consumidores.
A marca é também distinguida como "Superbrand", um prémio que, anualmente, reconhece as marcas de excelência escolhidas pelos consumidores. Esta foi a décima segunda vez em quinze edições que a imobiliária é eleita pelos portugueses, obtendo novo selo dourado. Imobiliária preferida também em liderança.


A imobiliária preferida do mercado foi igualmente reconhecida como a marca com a melhor reputação no setor imobiliário em Portugal, pelo ranking Marktest Reputation Index (MRI) 2019, um estudo no qual são analisados indicadores como admiração, confiança, imagem e familiaridade.
Já o “Prémio Cinco Estrelas", que avalia e certifica as melhores marcas do mercado ao nível de serviços e produtos, elegeu a RE/MAX, que venceu na categoria “Imobiliárias”.
Por outro lado, na edição dos prémios “Best Team Leaders” e “Best Public Leaders”, onde são conhecidos os melhores líderes de equipa e as figuras públicas nacionais de referência que marcaram 2019, destaque para o prémio Top Competências e Caraterísticas Personalidade, categoria “A que melhor otimiza os recursos”, alcançado por Sandra Baptista, diretora do Departamento Qualidade da RE/MAX Portugal.
Por último, realce para “Escolha de Excellentia”, o único Prémio em Portugal que reconhece as empresas que se destacam pela sua performance em Consumer Centric, tendo a RE/MAX obtido 78% no Índice de Consumer Centric Management, o que a reconhece Escolha de Excellentia.